Gestor, como você classificaria seu nível de satisfação com relação ao seu atual desempenho?

Gerenciar é uma tarefa complexa que requer habilidades e competências quase que de “super-herói”. Administrar processos, números, resultados e projetos, seria uma tarefa razoavelmente fácil se não fosse por um pequeno grande detalhe: todos esses processos envolvem gente, começando por você, é claro….pois é… você realmente precisa de super poderes!

Exercício:

1. Hoje, se você pudesse atribuir uma nota de satisfação para o seu desempenho, que nota você daria? Anotou?
2. Qual o seu ideal?
3.O que você está fazendo para desenvolver suas competências de liderança?

Há quem desempenhe seu papel de líder, de forma leve e harmoniosa, normalmente esses profissionais exercitam a liderança autêntica, aquela que não se desenvolve lendo livros ou frequentando MBAs, porque ela foi desenvolvida a partir do autoconhecimento e da (trans)formação do ser….então agora, ela passou a ser intrínseca.

Outros gestores acreditam que gerenciar pessoas é muito difícil. Percebem o caminho como sinuoso e para “evitar” maiores problemas preferem adotar uma postura “tradicional” que, inclusive, está ultrapassada! Em qual dos entendimentos você se encaixa?

Será que existe um jeito certo para uma liderança eficaz? Para responder a essa reflexão, olhe para si, e permita-se, por um momento, ser vulnerável, permita-se ser – humano. Como você tem se sentido? Leve e disposto ou cansado e sobrecarregado com tantas cobranças e problemas para solucionar?

Sentir-se super atarefado com o volume de trabalho é considerado parte da rotina. Vivemos em uma época na qual somos realmente muito exigidos, física e mentalmente. O que não deveria ser considerado “normal”, é sentir-se angustiado, nervoso, com dificuldades para dormir, distúrbios de alimentação, (ou você desconta na comida ou não come), sentir-se mal humorado, com baixa energia, pouca ou nenhuma criatividade. A longo prazo, quando não levados em consideração, esses estados, além de impactar negativamente na saúde, tornam-se parte da rotina e você acredita que é assim mesmo, acha que tudo é normal…. cuidado….você pode acabar como na parábola do sapo escaldado.
Conhece alguém que esteja passando por essa situação?

A maioria de nós prefere olhar para fora do que pra dentro de si mesmo.  Albert Einstein

Qual seria então, a melhor maneira de reduzir os riscos de estresse, provocados pelo cenário global, elevar a qualidade da sua liderança, liderando eficazmente?

Bem, existem inúmeras técnicas naturais e muito saudáveis: exercícios físicos, lazer, terapias, práticas de meditação, etc. Se você já aplica algumas dessas técnicas, mas continua com a sensação de que poderia ser melhor, talvez ainda não tenha olhado para o principal, para dentro de si….a partir desse olhar poderá compreender como, quando e com quem, poderá exercer uma liderança eficaz.

A Certificação Internacional Líder Coach, propõe essa (trans)formação de liderança. É indicada para gestores, profissionais de recursos humanos, professores e executivos.

Para saber mais sobre essa certificação ou sobre outros programas que apoiam sua gestão e seu desenvolvimento profissional contate-nos por aqui  ou através 51 3085- 3288/ 98016- 3288.

Forte abraço e ótimas realizações,
Maria do Carmo Borges
Líder Coach-  Trainer ICA

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp