Sabe-se que a Engenharia Reversa sugere: 1) desmontar algo; 2) analisar sua construção; 3) estudar seus componentes. Isso tudo para que possa ser efetuada manutenção ou até mesmo criar algo “novo”, a partir deste modelo anterior.

Analogamente, podemos antecipar nossos resultados se “soubermos” como funcionamos. Neste sentido podemos utilizar o conceito da Engenharia Reversa para auxiliar-nos nesta tarefa.

Tenha como ponto de partida, o processo de feedback. Nele, a ideia central é analisar fatos passados – pode ser um passado distante ou um passado recente, com o intuito de acompanhar determinada atividade e melhorá-la no presente ou em futuras situações.

Mas, o processo é simples e quando colocamos isso numa perspectiva de engenharia reversa, podemos analisar as etapas e criar algo “novo“, a partir deste modelo.

Faremos isso, como uma forma de antecipar os resultados esperados. Isto se chama feedforward e para fazer uso desta metodologia, pense nas seguintes questões:

  • Quando você terá sua tarefa finalizada?
  • Quais seriam os obstáculos para que você alcance seus objetivos?
  • Sobre quais aspectos do planejamento você se encontra inseguro?
  • O quanto você está confiante de que será capaz de alcançar sua meta no prazo estabelecido?

Este simples roteiro pode ser seguido quando estiver em uma situação de liderança, questionando seu funcionário sobre determinados aspectos do trabalho.

Note que a abordagem não diretiva dá mais espaço para que novos insights possam surgir. E, as respostas aos questionamentos acima, determinarão a qualidade da antecipação de seus resultados ou planejamento, a medida que os envolvidos ficam mais atentos ao momento, ao presente.

Ainda, analisando os questionamentos, percebe-se que eles não levam em consideração o passado, mas sim o futuro, daí a ideia de feedforward. Este modelo de questões potencializa o senso de responsabilidade e propriedade, ao mesmo tempo que possibilita tomar ciência de outros fatores que talvez não tenham sido percebidos, a priori.

 

Abraço,

 

Deisi Bierende

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp