Jim Collins, autor do livro Empresas feitas para vencer, se dispôs a descobrir por que algumas empresas passam de medianas a excelentes. O que lhes permite dar um salto exponencial, enquanto outras empresas semelhantes continuam simplesmente boas?

Ele e sua equipe fizeram um estudo com ONZE empresas cujos seus DIVIDENDOS tinham aumentado EXTRAORDINARIAMENTE e mantiveram neste patamar, durante pelo menos 15 anos. Compararam estas empresas com outras do mesmo ramo de atividade e que possuíam recursos semelhantes, mas que não conseguira dar o mesmo salto.

O que diferenciava estas empresas progressistas das demais que tinham um desempenho mediano?

Foram identificados diversos fatores importantes, e um era absolutamente CRUCIAL e COMUM em todas estas empresas EXPONENCIAIS: o tipo de LIDER!!!  Eram pessoas discretas, diferentes daqueles lideres egocêntricos e que foram contratados pelo talento. Eles não se preocupavam em provar que sabiam de tudo, ao contrário, faziam perguntas, envolviam a equipe, cercavam-se de pessoas inteligentes. Olhavam para objeções e erros, e aprendiam com isso, criando um ambiente seguro e de confiança para o desenvolvimento da equipe.

Carol Dweck, em seu livro MINDSET, classifica que este tipo de LIDERANÇA possui MINDSET DE CRESCIMENTO. Pessoas com mindset de crescimento acreditam que o conhecimento é ilimitado, que as pessoas podem se desenvolver e que o esforço faz parte, enquanto quem tem mindset fixo, acredita que LIDERANÇA é um talento NATO, ou seja, ou você nasceu para isso ou terá que fazer outra coisa.

De acordo com Dweck, podemos desenvolver o MINDSET DE CRESCIMENTO, assim como um LIDER que desenvolve seus talentos.

Algumas condições para o desenvolvimento:

–  Fazer perguntas que gerem reflexão;
– Coragem de enfrentar objeções, olhar para o fracasso e aprender com isso;
– Proporcionar um ambiente seguro para exposição de ideias;
– Acreditar no desenvolvimento das pessoas;
– Pedir ajuda;
– Cercam-se de pessoas inteligentes e aprender com elas;
– Auto-conhecimento;
– Buscar desenvolver-se constantemente.

Fontes: Mindset – Carol Dweck.  Empresas feitas para vencer – Jim Collins

Sheila D. Barth- Trainer Líder Coach do ICA – Instituto de Coaching Avançado, Empresária e Coach de Negócios.

Chat with us on WhatsApp