Autolidere-se

Nos dias de hoje é comum, no cenário empresarial, falar sobre vários tipos ou estilos de liderança: liderança ativa, participativa, diretiva, autoritária, visionária e muitos outros tipos.
No entanto, isto tudo diz respeito ao trabalho com grupos e equipes. Mas e o que dizer sobre autoliderança? 

O verdadeiro poder “Conhecer os outros é sabedoria, conhecer a si mesmo é iluminação. Dominar os outros requer poder, dominar a si mesmo, requer a verdadeira força.” Lao-Tsé, Tao-Te-Ching

Entendo que a autoliderança é a capacidade de desenvolver um senso de quem você é, o que você pode fazer, para onde está indo. Tudo isto, junto com um enriquecimento de suas habilidades comunicativas, controle de emoções e comportamentos, facilitando sua jornada até o atingimento de seus objetivos. Ou seja, um processo capaz de te auxiliar a fazer escolhas assertivas na sua vida!

Diante disso você talvez esteja se perguntando:

  • E como isso tudo é possível?
  • Como posso me autoliderar de forma eficaz e eficiente?

Muitas vezes já ouvi as perguntas acima, em meus cursos e processos de coaching. Você não está sozinho…
De fato, é muito mais desafiador liderar a si mesmo do que os outros. A autoliderança exige um trabalho diário e constante.
E, se você chegou até aqui, quero compartilhar dois fatores que julgo serem fundamentais para o desenvolvimento de uma autoliderança: autoconsciência e um cuidado de si mesmo.

Autoconsciência
Existem inúmeras pesquisas e trabalhos na área de desenvolvimento organizacional e psicologia, abordando o tema da autoconsciência. Todas estas teorias possuem um tema em comum: a busca por clareza. Clareza nos objetivos, clareza na comunicação, clareza nas percepções de mundo e de nós mesmos. Reflita um pouco:

  • O que você pode fazer hoje, para aumentar sua autoconsciência?
  • Em que pontos citados acima, seria importante para você buscar maior clareza?

O cuidado de si mesmo
Aqui, lembro de Stephem Covey em seu livro 8 Hábito que nos mostra a importância de  “ afinar o instrumento”, cuidar do corpo, mente e espírito. Ele usa uma metáfora que nos leva a reflexão: “quem já não esteve tão ocupado dirigindo que se esqueceu de abastecer?” e quando isso acontece, o carro para!! Cuidar de nós significa manter a saúde em todos os aspectos para chegar aonde queremos chegar, com graça e leveza, seguindo o fluxo.

Posso sintetizar este fator com a seguinte pergunta:

  • O que você pode fazer hoje, para cuidar de si mesmo?

Com estes exercícios você encontrará um caminho para a autoliderança.

Espero que tenha gostado…

Abraços Deisi Nara.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp