Estamos vivendo na era da “falta de tempo“. A queixa constante é que as pessoas estão sobrecarregadas de trabalho, de atividades e falta tempo durante o dia para fazer tudo que seria necessário. São listas de coisas a serem feitas, muito mais do que um dia suporta. Isso tudo pode fazer com que você sinta-se impotente e insatisfeito, ao perceber que o dia acabou e não deu conta do recado, não resolveu o que precisava e a lista segue para o dia seguinte…

Passar o dia ocupado não significa ser produtivo!

O que ouço constantemente é “passei o dia apagando incêndios” ou seja, resolvendo coisas importantes e super urgentes. O resultado: estresse, desânimo, irritação, falta de foco.

Como lidar com estas situações? Como resolver estes problemas?

Em primeiro lugar é importante reconhecer o que consome seu tempo. Muitas vezes são tarefas e atividades que não são realmente as mais importantes. Para Estabelecer prioridades é necessário ter clareza e foco. Você busca executar tudo de forma aleatória, criando listas com todas as pendências do dia/semana/mês?

Suas prioridades estão muito ligadas à sua função principal, às entregas que você precisa fazer. Por exemplo:

Um faturista precisa saber que a entrega principal são as NFs para que os produtos sejam embarcados o mais rápido possível. Todas as outras demandas da função, devem ser organizadas de tal forma que não interfiram na atividade principal.

A dica é criar uma lista com as atividades que precisam ser feitas no dia correto, ou seja, se é uma atividade da próxima semana, não deve aparecer na sua lista de hoje. Ao fazer disso um hábito você ficará mais tranquilo, pois não será necessário preocupar-se ou demandar tempo em uma atividade, todos os dias, até chegar o momento de sua execução. Você deve saber o que está previsto para o seu dia, sem gastar energia com atividades que serão realizadas no futuro.

Outro ponto importante é que, geralmente, as pessoas investem pouco tempo focando nos resultados pretendidos, ou resultados futuros. Normalmente a sua atenção está em resolver problemas imediatos, solucionando situações mais evidentes. Para ser eficaz é importante ter uma visão de longo prazo, onde você quer chegar e investir tempo e energia para isso!

Claro que os problemas imediatos devem ser resolvidos. No entanto, deve-se trabalhar com a perspectiva de evitar que eles se repitam.

Além disso, muitas pessoas que dizem não terem tempo, na realidade precisam aprender a estabelecer limites – dizer “não” ou negociar prazos. O que pode acontecer é que, automaticamente, quando você diz “sim” para mais uma demanda que chega, estará dizendo “não” para alguma outra coisa que precisa ser feita. Então, a alternativa é alinhar as demandas e estabelecer prazos realistas para execução e, se não for possível, você deve aprender a dizer “não”.

Tudo o que temos é nosso momento presente, então comece hoje mesmo a aplicar essas dicas! Tenho certeza que na próxima semana você irá sentir mais satisfação, desenvolverá seu foco e será mais produtivo!

 

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