Acostumados que estamos em colocar a culpa nos outros ou nas instituições, pode parecer interessante o título deste post.

Sobre o que eu vou escrever hoje? Sobre RESPONSABILIDADE PESSOAL. Tem uma frase no facebook que volta e meia entra na linha de tempo das pessoas, que diz mais ou menos assim: – qual tua a responsabilidade no caos em que você se encontra?

Acostumados a delegar nossa responsabilidade pessoal para os outros, a frase Você cria a sua realidade faz todo o sentido. Vamos então explicar melhor isto tudo.
Vamos imaginar que você está viajando de trem e nesta viagem você precisa tomar uma decisão: – em qual a estação que você desce? Ao protelar a sua descida do trem, por estar confortável ou por ter medo de descer numa estação que você não conhece ou por ter se acostumado a tomar emprestado as decisões dos outros para si, você resolve ficar no trem até o final.
Qual foi a utilização da sua responsabilidade pessoal nesta situação? A de deixar o trem levar você. Agora, e se você substituísse o trem, pela condução da sua vida? O que será que iria acontecer?

Tenho visto e atendido muitas pessoas que estão fazendo o mesmo desta pequena história, estão deixando o trem levá-las para onde ele quiser. Ao fazer isto, você pode estar criando uma realidade que não atende as tuas expectativas, te deixando frustrado com o resultado.
Responsabilidade Pessoal tem a ver com você decidir, com consciência plena, o rumo que sua vida deve tomar. Também tem a ver com você compreender suas escolhas e parar de se vitimizar ou se queixar das mesmas.

Tamara Karawejczyk- instrutora da Formação em Coaching

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp