Tem uma história Sufista que eu acho muito interessante. Os Sufistas são um povo que desenvolveram um método para atingir a iluminação e sabedoria, sendo que suas histórias são riquíssimas – como vou contar resumidamente agora.

Existia um reino muito próspero onde as pessoas viviam felizes e satisfeitas, se relacionavam bem, alcançavam seus resultados. Até que um dia, chega na fronteira deste reino a peste e a morte. O rei, sabendo que elas queriam entrar, foi até lá impedir que isso acontecesse, mas elas estavam irredutíveis. Depois de muita negociação, chegaram a um acordo: a peste e a morte só levariam 500 pessoas do seu reino, e sendo assim, o rei deixou que elas entrassem.

O que aconteceu em seguida foi que morreram 500 pessoas, 2000 pessoas, 5000 pessoas, 10.000 pessoas. E, quando a peste e a morte estavam indo embora do reino, elas foram agradecer ao rei, lhe dizendo:

– Realmente, seu povo é diferenciado, parabéns!

Então o Rei respondeu indignado:

– Como assim?  Vocês tinham feito um acordo comigo, de que só matariam 500 pessoas e morreram 10.000?

Nesse momento, a peste e morte disseram:

– Veja bem, nós cumprimos nossa promessa e só matamos 500 pessoas! As outras, morreram de medo…

Estamos em um momento que é possível perceber 3 tipos de perfis profissionais e de lideres no mercado:  aqueles que estão estagnados, que não evoluíram e falam: “mas aqui sempre fizemos assim…”, “eu sou assim mesmo…” ou ainda “isso não vai funcionar…”. Esses profissionais são como os 500 que morreram na história. Eles estão com seus dias contados.

Temos também, profissionais que fazem “apenas o suficiente”. Estes, perderam a motivação, usam metade do seu potencial, se retraem, não contribuem, são previsíveis e suas capacidades de lidar com mudanças é muito limitada. Eles, provavelmente, fazem parte dos 9.500 que morreram de medo na história. Eles temem alçar voos maiores e se superarem.

E temos profissionais que vão além! Buscam um aprendizado constante, se esforçam, melhoram, expandem suas capacidades. Produzem resultados, são motivados por desafios, são comprometidos com a Empresa. E mais ainda, assumem compromissos consigo, com seus princípios e valores, com as pessoas a sua volta. Eles superam qualquer adversidade, saindo dela ainda mais fortes e convictos do caminho a seguir.

Talvez, enquanto esteja lendo este texto, você perceba ou lembre-se de algumas pessoas. Mas, o mais importante é identificar em qual destes grupos você se encontra.  Pare um pouco para pensar sobre isso?

É muito importante dar-se conta e ir adiante, busque constantemente autoconhecimento, busque identificar seus pontos fracos e desenvolver as competências necessárias para atingir seus resultados. Busque aprender com os erros e ouça os feedbacks mesmo que não concorde num primeiro momento, perceba novos pontos de vista, não fique preso apenas em uma possibilidade – a sua!

Lembre-se:

“O segredo do sucesso na vida consiste em estar preparado para a oportunidade, quando ela aparece”

Um abraço,

Deisi Bierende

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp