A Presença, é uma habilidade esperada do Coach na Etapa “Co-criando o Relacionamento” durante o Processo de Coaching conforme indica a International Coach Federation – ICF. É nesta parte do processo que se estabelece a confiança capaz de promover uma relação espontânea das partes.

“Presença em Coaching – Habilidade de ser totalmente consciente e criar um relacionamento espontâneo com o cliente, empregando um estilo aberto, flexível e confiável.”
Explorando o termo presença conforme dicionáriodoaurelio.com:
“Existência ou comparência de uma pessoa num lugar. Aspecto, semblante. Talhe, figura… Presença de espírito: serenidade, tranquilidade de ânimo; imperturbabilidade.”

Creio que é importante destacar no significado desta presença, a habilidade de estar atento, de certo modo circunspecto, cuidadoso, mas capaz de usar o humor de maneira eficaz para criar leveza e energia. Ter a competência de ser flexível e de estar plenamente consciente e conhecedor do papel do cliente – coachee, ainda assim, demonstrar segurança ao trabalhar com emoções fortes, poder se autocontrolar e não ser dominado ou se deixar envolver pelas emoções do cliente.
A capacidade de estar “plenamente consciente” implica focar-se no “aqui e agora”, impondo limites ao diálogo interno e os pensamentos sobre o passado ou futuro.

A “relação espontânea” leva o Coach a utilizar-se da capacidade de acompanhar o Cliente a qualquer lugar que este deseje em destinos que podem ser totalmente desconhecidos tanto para o coach como o coachee.
O “estilo aberto, seguro e confiável” implica que o coach tenha a capacidade de adaptar-se a diferentes cenários apresentados pelo cliente exigindo do coach segurança em si próprio e no processo. O resultado é sempre o melhor para o cliente.
Para um líder, eu resumiria: Torne-se disponível para sua equipe e mostre-se presente no diálogo com eles.

Kelly Cevallos- Coach – ICA.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp