Olá!
Bom Ano!!

Neste capítulo vamos tratar de construção de metas, isto para aproveitar a oportunidade do ano que se inicia já carregados de energia positiva para procurar felicidade e sucesso. Também como parte de um processo que pode ser diário, anual, ou outro intervalo de tempo que sua estratégia ditar.

Como de costume, registramos o conceito da habilidade que pertence ao conjunto de competências ICF – (D) Facilitar a aprendizagem e Resultados –  Planejamento e Definição de Metas: “Capacidade de desenvolver e manter um plano de coaching eficaz com o cliente. Em parceria com o cliente desenvolver meta específica, mensurável, atraente, realista e datas para cumprimento (SMART). Ficar ciente do plano do cliente, o estilo de aprendizagem, ritmo e compromisso para o atingimento da meta. Foco nas metas de resultado imediato.”

Meta, resumidamente consiste em “conceito filosófico desejável” e, para que não pareça vazio, fora de um propósito, a meta deve carregar valores que facilitem a identificação de seu alcance etapa-a-etapa e no prazo definido no seu estabelecimento.

Como vimos logo acima, para conceituar e estabelecer metas, e que façam sentido, é necessário ampliar a visão do que queremos. Adaptando conceitos do Círculo de Ouro do escritor Simon Sineck, propomos:

Propósito é o que cada um quer para si, carrega o sentimento de Visão, porquê fazemos o que fazemos. Objetivo é o que forma o caminho a trilhar, de que maneiras e como podemos chegar ao propósito. Meta são as etapas que somadas nos dão o alcance aos objetivos, nela estão presentes os parâmetros para medi-las, o tempo e os valores atribuídos oferecem a medida do atingimento ao o quê buscamos.

Falamos, portanto, de resultados. Estes são consequência de nossas ações em busca do que nos propomos, então, de nossa total responsabilidade. Tenhamos ou não atingido os resultados estabelecidos, o modelo nos permite que, com clareza, firmeza, e reflexão, recalibremos nossas metas e também objetivos.

Portanto, não assuma metas óbvias. Seu domínio para planejar e atribuir metas deve apenas representar o referencial para corrigir e orientar as suas ações. Os planos devem olhar para além da situação e preparação atual.

Completando este artigo, apresentamos os 4 Passos Para estabelecer Metas Desafiadoras:

1. Estabeleça o Objetivo para chegar ao seu Propósito
Invista seu tempo nisto, busque ajuda, referências. Seja ambicioso.

2. Controle as suas Metas
Acompanhe e compare passo-a-passo os resultados obtidos frente ao planejado.

3. Aja
Pratique o “agorismo” e comece a fazer já. Foco nas metas de resultado imediato.

4.Revise
Realize o entendimento do valor dos resultados obtidos, seja a quantificação de uma riqueza conquistada ou a simples constatação que houve uma mudança, ou não.

Kelly Cevallos – Coach ICA

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp