COMUNICANDO-SE DE MANEIRA EFETIVA

Continuamos a jornada no núcleo do processo de Coaching. A importância de comunicar-se de maneira efetiva com a escuta ativa, permitiu o cliente abrir-se para o real, o verdadeiro, de maneira positiva.
Agora é hora de falar!
Conforme a ICF, Questionamento Instigante – é a habilidade de fazer perguntas que revelem as informações necessárias para o benefício máximo do relacionamento de coaching e para o cliente.
Não só as habilidades do Coach, também o novo alcance da visão do Coachee deve estar presente para permitir o aprofundamento da investigação do objeto do processo para buscar no espaço verdadeiro dos desejos aonde a jornada de coaching pode levar ambos.

Perguntas Instigantes:
1. Fazer perguntas que reflitam a escuta e compreensão ativa da perspectiva do cliente,
2. Fazer perguntas que evoquem a descoberta, o insight, compromisso ou ação (por exemplo, aquelas que desafiem os pressupostos do cliente),
3. Fazer perguntas abertas que criem maior clareza, possibilidades ou novos aprendizados
4. Fazer perguntas que façam o cliente se mover em direção ao que ele deseja, e não perguntas que façam o cliente se justificar ou olhar para trás.

Ouvir e perguntar, fazem parte de um diálogo que procura uma relação sincera e produtiva para o cliente e o coach.
Desejamos ampliar nossa compreensão para maior poder de atuação, apresentando para nosso leitor a habilidade que encerra o conceito de Comunicação Efetiva. A Comunicação direta.
A Comunicação direta, é a – Habilidade de comunicar-se com eficácia durante as sessões de coaching, e de usar linguagem que tenha o maior impacto positivo possível no cliente.
A seguir:
1. Ser claro, articulado e direto ao compartilhar e fornecer feedback;
2. Reconstruir e articular para ajudar o cliente a compreender a partir de outras perspectivas o que ele/ela quer ou está incerto sobre;
3. Afirmar claramente os objetivos, a agenda de encontros, o propósito e as técnicas ou exercícios de coaching;
4. Utilizar linguagem apropriada e respeitosa com o cliente (por exemplo, não-machista, não-racista, não-técnica, sem jargões).

Veja as dicas da Diretora do ICA Deisi Nara Bierende: http://bit.ly/2QkMqsM_perguntaspoderosas_coachingICA

Assim, encerramos a apresentação das Competências Principais em Coaching. Estas foram desenvolvidas para possibilitar a maior compreensão sobre as habilidades e abordagens usadas atualmente na profissão de coaching conforme definido pela ICF – International Coach Federation
Até breve!

Kelly Cevallos – Coach ICA

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