Manter as ações condizentes com o discurso traz maior estabilidade ao desempenho profissional e pessoal.
No entanto muitas pessoas possuem “mapas” internos diferentes do que percebe-se externamente, em suas ações. Em outras palavras, dizem uma coisa e fazem outra.

“Ser autêntico, sincero e leal me parece necessário e simples! Por que é tão difícil para tantos?” Fernando Azeredo

A diferença entre discurso e prática, também é conhecida como Teoria esposada e Teoria em uso. A primeira reflete o que conhecemos por ponto de vista, quando expressam-se opiniões acerca de algo. Já, a segunda, traduz um modelo mental mais profundo, que nem sempre condiz com o externalizado.

Existem determinados comportamentos que evidenciam a  busca por controle das consequências, manipulando as variáveis para chegar a um determinado resultado, que pode ser incongruente com seus valores internos, causando um conflito entre a Teoria em uso e a Esposada.
Esta psico-lógica, traduz-se em erro, e pode ser modificada direta ou indiretamente, através do processo de coaching, que busca um alinhamento entre estes posicionamentos antagônicos.

Confrontar estas distorções, que caracterizam formas de inconsistências, podem ser difíceis, mas realizar este alinhamento trará resultados muito mais positivos ao seu desenvolvimento.

Então, busque analisar seu discurso (interno ou externo) e suas práticas;

  • Há congruência entre sua teoria esposada e sua teoria em uso?
  • Em que momentos você evidencia sua resposta?
  • Como é que você se sente  ao ter de realizar algo não condizente com seus valores internos?
  • O que pode ser feito para evitar, ou amenizar, estas situações?

 

Grande Abraço

Deisi Nara

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp