Uma forma comum de feedback” é o elogio e, como em todo o processo de “feedback“, aceitar o que está sendo dito é essencial.
Aceitar elogios pode ser simples para alguns, mas muitas pessoas não sabem como aceitar estas palavras.
E isso é muito fácil:
Sorria e diga obrigado!
Então, por que muitas pessoas não conseguem sorrir e agradecer? Por que encontram tanta dificuldade em aceitar elogios?

 

“Contra os ataques é possível nos defendermos. Contra o elogio não se pode fazer nada.” Sigmund Freud

Exercício

Completo a citação de Freud como a palavra aceitar, mas não no sentido de contrariar o elogio, e sim de potencializá-lo e internalizá-lo.
Há várias ocasiões em que pode ser difícil aceitar o elogio, sorrir e dizer obrigado, especialmente se quem recebe este “feedback“, for uma pessoa mais reservada ou envergonhada. Por outro lado, o universo de situações e pessoas não se restringem à estes exemplos.

Neste momento você pode estar pensando: “eu não sou assim” ou “eu recebo bem os elogios”… Então, façamos o seguinte exercício: imagine que alguém esteja elogiando, diretamente e publicamente você:

“Você sabe realizar uma ótima apresentação! Todos adoraram!!!”
“Você se expressa como ninguém!”
“Acho excelente a maneira com a qual você lida com isso. Você não acha?”

Agora, honestamente responda como seria a sua reação diante destes elogios públicos? Imagine situações semelhantes, onde quem emite o elogio é alguém que você admira muito! Como você iria se comportar?

Claro que muitos sabem receber isso tudo de bom grado, sendo que isso se deve a uma série de fatores, que vão desde a cultura até aspectos comportamentais.
O fato é que muitas pessoas se comportam assim:  após o elogio,  justificam-se ou negam o comportamento merecedor de admiração, desviando a atenção para outras situações. Esse comportamento deve ser exatamente o contrário, por 3 razões:

1) Entende-se que, quem está realizando o elogio, o faz  de forma genuína. E quem recebe o feedback positivo, ao assumir uma postura de negação, justificando e contrariando as palavras, ingenuinamente está invalidando as palavras recebidas. É como se o que o outro está falando não seja uma verdade e isso pode causar situações embaraçosas.

2) Não há razões para menosprezar suas realizações frente aos outros. Seja quem for que esteja elogiando você, não aceitar estes elogios não fazem o outro se sentir melhor, bem pelo contrário.

3) Como fortalecer sua auto-confiança, se há negação de suas próprias realizações? De que forma alguém pode se sentir melhor e orgulhoso de suas realizações recusando acreditar nos elogios que recebe?
Quanto mais forte for sua confiança em si mesmo, mais realizações serão percebidas, aumentando sua sensação de bem estar.

De agora em diante, quando você receber um elogio, mesmo que seja algo difícil para você, busque agir de forma simples e educada: sorria e agradeça!

Você está pronto para este desafio?

Grande abraço
Deisi Nara.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp