O coaching incentiva a criatividade, o desempenho inovador e a flexibilidade dando às pessoas e organizações uma vantagem competitiva.
O processo de coaching visa dar apoio à realização de sua meta, saindo do estado atual para o desejado. Portanto, definir (claramente!) seu objetivo é muito importante, inclusive para apoiar sua caminhada. Hoje, iremos ajudar a definir seu objetivo de forma “SMART”.

“Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre.” São Tomás de Aquino

Exercício
Existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para a criação de metas e definição de objetivos, desde o início de um processo de Coaching. Porém, uma das mais conhecidas é a ferramenta SMART.

O método é o seguinte:
Specific (específica): para ter mais chances de realização de sua meta, torná-la específica é um ponto muito importante. Trata-se de definir muito bem o que você almeja.
Tomemos como exemplo alguém que gostaria de aumentar o faturamento da empresa. Para tornar este exemplo mais específico, deve-se buscar as respostas para as seguintes questões:
• O que você quer exatamente?
• Onde quer chegar?

Mensurable (mensurável): medir o progresso! É disso que trata este item. Para auxiliar nesta etapa, procure responder às perguntas do tipo:
• Quanto? Pode ser expresso em valores ou percentual?
• Como saber se está na direção certa?

Attainable (atingível): de nada adianta definir objetivos e metas que são impossíveis de serem atingidos. Após verificar os recursos disponíveis e quais são necessários, fica mais fácil saber se a meta pode ser atingida.
• Quanto tempo você investirá para atingir este objetivo?
• Quanto esforço será necessário?
Esta avaliação está muito ligada ao próximo item: realístico.

Realistic (realístico): além das necessidades levantadas anteriormente, estar de acordo com valores e propósitos facilitam a identificação de metas realísticas. Além disso, pode ser feita uma análise no sentido de identificar se isto já foi feito no passado e, o que é necessário para realizar agora.
• Quais as consequências amplas deste objetivo?
• Porque ele é importante para você ou sua empresa?

Time-Based (Temporal): para concluir sua criação de meta SMART, seu objetivo deve estar delimitado no tempo.
Quando começa?
Quando Termina?

Agora, procure estabelecer sua meta seguindo os passos acima. Descreva seu objetivo em uma única frase. Como o seguinte exemplo:
Aumentar 50% do faturamento da empresa, até o final do ano, para garantir a sustentabilidade. Se houver dificuldade no estabelecimento de suas metas, considere buscar auxílio de um coach.

Abraços,
Deisi Nara Bierende.

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