COMUNICANDO-SE DE MANEIRA EFETIVA

Chegamos ao núcleo do processo de Coaching no qual de maneira crucial é exigido do Coach muita habilidade, adquiridas pelo estudo, treinamento e experiências. Comunicar-se de maneira efetiva, significa viver o real, o verdadeiro de maneira positiva.

O primeiro passo nesta comunicação, chamamos de Escuta Ativa, o que não significa estarmos em ação, ou atuando, mas sim com foco absoluto na demanda do cliente, o que ele está dizendo e o que não está dizendo, entender os significados disto no contexto da realidade e desejos do cliente. E, permitir e favorecer que o cliente se expresse.

Como Coach seguindo as orientações da International Coach Federation – ICF, ou liderança, exercite suas habilidades e prepare-se para:

1. Estar presente para o cliente e para a agenda do cliente, e não na sua agenda de coach para o cliente;
2. Ouvir as preocupações, metas, valores e crenças do cliente sobre o que é e sobre o que não é possível;
3. Distinguir entre as palavras, o tom de voz e a linguagem do corpo;
4. Resumir, parafrasear, repetir, devolver (espelhar) o que o cliente falou para garantir clareza e entendimento;
5. Encorajar, aceitar, explorar e reforçar a expressão de sentimentos, percepções, preocupações, crenças, sugestões, etc. por parte do cliente;
6. Integrar e construir a partir das ideias e sugestões do cliente;
7. “Ir para a última linha” ou compreender a essência da comunicação do cliente e ajudá-lo a chegar diretamente ao ponto ao invés de envolver-se em longas histórias descritivas;
8. Permitir que o cliente expresse ou “clareie” a situação sem julgamento ou sem se prender para poder seguir adiante.

Veja a dica da Diretora do ICA Coaching sobre a Escuta Ativa: http://bit.ly/2o2S3Ak_escuta_ativa 

O próximo passo da Comunicação Efetiva: Questionamento Instigante que será apresentado no próximo mês.

Até lá!
Kelly Cevallos – Coach ICA

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