No mês de Janeiro falamos de planejamento de metas, para fevereiro 
queremos falar de ação!! Na maior parte das vezes o que dificulta chegar no resultado desejado é saber por onde e como chegar lá!! 
O caminho parece simples, mas nos deparamos com desafios… 
Nem sempre achar a solução de um problema é uma tarefa fácil. 
Às vezes precisamos ser criativos, deixando fluir as ideias, para que possamos escolher o melhor caminho a seguir.
Talvez você já conheça a técnica do “Brainstorm“, no entanto devemos utilizar corretamente esta ferramenta para que ela seja totalmente eficaz.
A abordagem do Brainstorm foi desenvolvida pelo executivo de publicidade Alex Osborn e publicada em no livro “Applied Imagination” (Imaginação aplicada), em 1953. Desde então foram feitas diversas melhorias na técnica, que tentarei sintetizar a você.

Brainstorm é uma abordagem descontraída e informal, que busca resolver problemas utilizando o pensamento lateral.
Para tanto, sinta-se livre para verbalizar ideias e pensamentos que podem, à primeira vista, parecer até um pouco “estranhos”. Porém, algumas ideias que surgem neste exercício, poderão ser trabalhadas, gerando formas criativas de solucionar um problema específico ou de achar caminhos inovadores e alternativos de chegar no resultado desejado. 

Pode ser feito sozinho, com o seu time de colaboradores ou mesmo com sua família se a meta estiver alinhada com todos. Durante o exercício, deixe fluir livremente, sem preconceitos ou críticas, qualquer ideia que venha na sua cabeça ou que seja trazida pelos participantes. Vá fazendo anotações em tópicos, sem pensar muito. Simplesmente deixe a mente viajar e trazer as mais diversas formas de soluções e caminhos. Este é o palco onde a criatividade não terá limites.

Antes de iniciar o processo, defina claramente o foco, o objetivo a ser alcançado, o problema a ser resolvido, ou obstáculo a ser superado. Expresse através de anotações todos os critérios que devem ser atendidos, tornando o enunciado o mais explícito possível. Então comece seu “Brainstorm” respondendo as seguintes questões: 

O que você poderia parar de fazer para… solucionar seu problema/atingir essa meta?
O que você poderia fazer mais para … solucionar seu problema/atingir essa meta?
O que você poderia continuar fazendo para….. ?
O que você poderia começar a fazer para….?
Se (dinheiro/tempo – ou outro obstáculo) não fosse o problema, o que você faria agora? 
Após tabular todas as possibilidades, você terá um monte de ideias sobreo o que fazer para seguir. Então, analise uma a uma, e comprometa-se em por em prática as melhores soluções.
Fazendo isso você poderá sentir-se mais encorajado a seguir em frente,  já que terá ideias de como proceder daqui pra frente.
E lembre-se, estamos aqui para ajudar no que for preciso!

Grande abraço
Equipe ICA – Coaching

Chat with us on WhatsApp