Qual o teu talento?

Tenho trabalhado a bastante tempo com o tema planejamento de carreira e observo que na maioria das vezes, as pessoas não sabem qual o seu talento.

Numa aula de graduação, fiz esta pergunta e em torno de 45% do alunos não sabem o seu talento ou vocação. Isto é normal? Não.

A falta de identificação com seus talentos, que desembocam na sua carreira, diz respeito ao momento presente, ou seja, somos incentivados a fazer um curso superior e na falta de opção ou talento, optamos pelo que está mais na mão, mesmo que isto signifique qualquer um.

Vou iniciar dizendo para você o que é carreira. Conceitualmente são movimentações que você faz ao longo da sua vida profissional, de forma horizontal ou vertical, dentro ou não de uma empresa. Desta forma, distingo carreira de emprego, porque ter uma carreira não significa ter um emprego. Ops??? Ter uma carreira não é ter um emprego? Não é não. Porque carreira pode ser estabelecida dentro ou fora de uma PJ – Pessoa Jurídica- sendo você empregado ou não nesta PJ.

Carreira tem a ver com vocação. Assim, minha primeira pergunta para você seria: – no que você é bom? Qual o teu talento? Vou te dar um exemplo: você pode aprender a tocar guitarra, mas poderá nunca chegar aos pés de um guitarrista do Led Zeppelin por exemplo, porque saber algo não te garante o talento para algo.

Buscar o seu talento, não é uma tarefa fácil, pois irá te remeter ao teu interior, ao teu Eu mais profundo e talvez isto também signifique que escolher uma carreira ou profissão que está na contramão da moda, poderá não te dar um status de posição social ou posição financeira da nossa atual sociedade.

Para entender a sua vocação, você precisa ter coragem e depois da coragem, a determinação de ser alguém que faz a diferença. Porém, para muitos, o que vale são os atributos de um emprego, satisfação, segurança, realização, entre outros, que se desalinhados com a sua vocação, farão com que você seja mais um no mercado de trabalho, lutando pelo pão de cada dia e por pagar contas no final do mês.

Onde estão teus talentos estarão os teus maiores tesouros.

Tamara

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp