Em um caderno especial publicado no jornal Zero Hora, no dia 06 de Julho, foram apresentadas informações importantes sobre o futuro, o qual se encontra em constante transformação. Durante a leitura do texto, uma das frases que mais me impactou dizia que “mais de 1/3 das habilidades essenciais para os profissionais de 2020 não são consideradas cruciais atualmente” e trazia como fonte o Fórum Econômico Mundial.
Estamos falando em 4 anos!!! Significa que daqui a 4 anos teremos que ter desenvolvido ou transformado 1/3 das nossas habilidades para estarmos inseridos em um contexto de empregabilidade.
Minha percepção é que uma dessas habilidades refere-se à adaptabilidade frente aos cenários de mudanças aceleradas e essa adaptabilidade passa por mudanças na forma de pensar e fazer certas coisas: mudança de processos e sistemas e, consequentemente, mudança de atitudes.
Se você já passou por processos de mudança sabe do que eu estou falando. No início, tudo parece extremamente complexo, grande demais, são muitas informações e coisas a serem feitas. Algumas nos parecem desnecessárias, às vezes, ou podem acarretar uma sensação que vai dar muito trabalho ou incômodo, mas, à medida que vamos desmembrando e pondo em prática, vamos percebendo que não era tão complicado assim. E, com tempo, dedicação e prática tudo se alinha novamente… Como resultado disso, aprendemos um novo jeito de fazer alguma coisa e uma nova habilidade!
O filósofo Heráclito já dizia que “A única constante do mundo é a mudança.” A diferença é que naquela época a mudança levava muito tempo para acontecer e hoje a velocidade é incrível! De qualquer forma, mudança é a passagem de um estado para o outro, de uma situação para outra diferente. A mudança representa transformação. Implica em novas abordagens, alternativas, novas estratégias, novas soluções. Rompe um estado de equilíbrio e o substitui por um estado novo e provisório de desconforto e tensão até estabelecermos novas verdades, novos paradigmas, novas atitudes. E isso gera crescimento, maturidade e evolução!
Você já pensou sobre isso? Quais habilidades serão essenciais na sua profissão em 2020?
Quais as perspectivas de mudanças em sua área de atuação e o que você pode fazer para estar preparado para elas?
Que profissional ou instituição poderiam lhe ajudar a identificar e a responder essas questões?

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp