Como elevar seu QA, passos nesta escalada:

Enfrentar: aprenda a superar a frustração, a impotência e a raiva e a tirar proveito da adversidade. Em vez de culpar os outros pelos problemas, assuma a responsabilidade pela solução.

Convoque suas forças: desafie a sabedoria popular convencional de que são os talentos naturais que nos conduzem ao sucesso. Exceda as expectativas daquilo que você e os outros podem ou devem tentar fazer.

Engrene o seu centro vital: aprenda a lidar melhor e mais rápido com a adversidade. Engrene o seu CORE (controle, participação ou responsabilidade, alcance e resistência) – as quatro dimensões que determinam como você reage às adversidades; converta as adversidades em benefícios pessoais e seja diferente (a ser tratado em outro artigo, ou você pode aprender através da Certificação Internacional no curso de Líder Coach do ICA – Instituto de Coaching Avançado).

Possibilidades pioneiras: projete sistemas personalizados para transformar o impossível em possível; aprenda a criar estratégias onde os outros nada conseguem ver.

Carga leve, carga certa: descubra como uma carga mal planejada pode prejudicar e atrapalhar sua vida e como a escolha das coisas, pessoas, obrigações e interesses certos pode fortalecê-lo. “Salte com leveza”, de tal modo que se possa levantar facilmente, em vez de se deixar abater sob o peso da adversidade.

Saiba sofrer: o caráter é forjado nas chamas da adversidade, porém, se você souber sofrer do jeito certo, o sofrimento poderá vir a ser o combustível da grandeza.

Demonstra grandeza todos os dias: este pico, o mais elevado de todos, reúne as ideias mais importantes do livro. Independente do cargo, da cor, do sexo ou da religião, algumas práticas são universais e nunca poderão distanciá-lo da massa: bondade, respeito e simplicidade são princípios fundamentais para mantê-lo no topo.

Pessoas com elevado Q.A. entendem que todos os problemas enfrentados são limitados na profundidade e na duração, portanto, conseguem reagir de maneira mais rápida e eficaz. Para elas, o que a experiência não consegue resolver, o tempo e a sua capacidade de resiliência encarrega-se de fazê-lo.

Quem percebe as derrotas e os obstáculos como passageiros têm mais chances de responder positivamente. Se você conseguir manter o foco, a transparência e a direção em momentos de adversidade, pode se considerar um alpinista por natureza.

Se a pressão persiste; cresce o estresse e a sensação de sobrecarga é sentida como maior do que é na realidade. Se a complexidade aumenta mais e ou as dificuldades se prolongam, a frustração e até depressão podem ser consequências típicas. Isto afeta mais ainda a capacidade de acessar o potencial inerente – até a zona de conforto diminui.

Quando é este o caso, a recomendação é buscar um processo de coaching de adversidade seguido de um de vida. Se você quiser saber como implementar esta ferramenta e outras para seu desenvolvimento individual ou de sua equipe, procure o ICA, Instituto de Coaching Avançado. Teremos a orientação precisa sobre a melhor forma para que possa planejar da melhor forma sua carreira profissional.

E neste link o autor fez um formato para cálculo do seu Q.A. https://bit.ly/2MIthzC

Bibliografia:

Adversidade: O Elemento Oculto do Sucesso – Paul G. Stoltz, Ph.D.
https://glo.bo/1Q9HvEf
https://bit.ly/2nrMUOb
https://bit.ly/2MIthzC

Texto organizado e produzido por Cleci Marchioro – Trainer Líder Coach do ICA – Instituto de Coaching Avançado e idealizadora da Rede Crescer DH.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp