Na primeira parte do tema sobre CONSTRUIR A CARREIRA QUE VOCÊ QUER, abordei quatro aspectos fundamentais, os quais relembramos aqui: Competência, Estado de Espírito Positivo, Valores e Comunicação. Ao dar continuidade ao assunto, quero trazer mais dois elementos importantes para essa etapa, embora um pouco menos tangíveis. São eles: Propósito de Vida e Crenças.

1. Propósito de Vida: cada um de nós tem um dom, um talento único, assim como seu DNA e suas digitais. Somos seres especiais e estamos aqui com o propósito de fazer o melhor uso desse talento em prol da humanidade. Tenho lido e estudado muito sobre isso nos últimos meses. Quanto mais as pessoas estão alinhadas com seu propósito, mais atraem para si situações, empresas, cargos e funções que trazem harmonia, que carregam uma sensação de fluidez, ou seja, tudo acontece naturalmente, sem esforço (no sentido de gasto exagerado de energia para chegar a um resultado).
Claro que, para ter carreiras de sucesso, é importante estudar, se aperfeiçoar, se desenvolver, estar atualizado, contudo, para muitos indivíduos isso tudo representa muito esforço, trabalho, desgaste físico e emocional… Para esses, provavelmente, todo esse investimento está em desalinhamento com seus propósitos de vida. Percebo que ainda temos a cultura de querer sermos bons e perfeitos em tudo. Interessante que isso vem desde a infância, por exemplo: se nosso filho vai bem em Matemática, mas tira uma nota baixa em Português, contratamos uma professora particular de Português… Segundo Deepak Chopra (e concordo com ele!), deveríamos contratar uma professora particular de Matemática! Sim! Estimular o dom para que ele seja um novo gênio da Matemática!!! Quanto ao Português, é bom que o filho saiba o necessário para passar de ano. Mais desafiador que isso, é o dom artístico e musical, ou o talento para novas profissões, as quais surgem rapidamente como por exemplo, jogador de games profissionais (uma profissão desconhecida para muitos e, por vezes, desacreditada…).
Portanto, o desafio que nos cabe é identificar nossos talentos e propósitos, bem como, ter consciência de que estamos aqui para deixar um legado. Cada um do seu jeito pode contribuir para construir um mundo ao qual todos queiram pertencer!

2. Crenças: para vivermos alinhados com nosso propósito de vida, precisamos de um sistema de crenças positivo, que reforce e dê sustentação a ele. Imagine que você tenha talento musical e ame tocar um instrumento e o faz com maestria e facilidade, porém, acredita que não nasceu para ser músico… Acredita que no Brasil não é possível viver de música e que para ter sucesso como músico é preciso investir muito dinheiro para ser visto/descoberto por uma grande gravadora, ou que leva muito tempo, ou qualquer outra crença limitante sobre isso… Observe. Será que você vai adiante? Será que vai buscar mais treinamento e aperfeiçoar seu dom? Pode até ser que você comece a buscar um espaço no mercado, mas, ao primeiro obstáculo vem aquela vozinha interior que comprova a crença, e que diz “Isso não é para você!” e aí… Você desiste!
Então, para obter sucesso na carreira, (aquela que você escolheu por estar alinhada com seu dom e talento único), você precisa identificar as crenças limitantes, as quais o impedem de chegar aonde você visualiza, e substituí-las por uma crença fortalecedora. Para isso, muitas vezes, é necessário recorrer a um processo de autoconhecimento e, atualmente, o Coaching é um deles!

O importante é gerar movimento. Comece a observar quais resultados, em termos de carreira, você tem produzido em sua vida e se está satisfeito com eles. Caso esteja, ótimo! Sinal de que está no caminho certo! Mas se não estiver, busque processos que o ajudem a visualizar melhor seu propósito e quais crenças você precisa ter para colocá-lo em prática. Com isso, tenho certeza de que, assim como eu, você também irá experimentar um fluir de acontecimentos em sua vida profissional e pessoal, fazendo com que A CARREIRA QUE VOCÊ QUER se torne realidade! Experimente!!!

Um abraço.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Fale pelo Whatsapp